É bastante usual as pessoas acreditarem que ansiedade, depressão e infelicidade sejam próprias do envelhecimento, e que, para isso, não haja tratamento.
Ademais, se o idoso está com uma cor boa, o coração funciona bem e tem o peso adequado, embora esteja quieto e solitário, não induz seus familiares a pensar que ele possa estar apresentando algum distúrbio de saúde.
Para isso, é necessário que seu médico, além de sua avaliação sob o aspecto físico, analise cuidadosamente sua saúde sob o aspecto emocional.
Atualmente, a psicoterapia tem sido a indicação para a maioria desses fatores considerados naturais na terceira idade, com excelentes resultados em curto espaço de
tempo. Alem de contribuir para proporcionar-lhe um suporte emocional através da redução de ansiedade e hostilidade, incutindo- lhe senso de segurança e auto-estima, amplia-lhe também sua capacidade mental, física e social.
Por outro lado, redes envolve seu interesse por atividades como teatro, literatura, jogos, etc., engajando-o em relações de ajuda mútua,' fazendo-o interessar-se ativamente pela vida. Em síntese, a psicoterapia oferece ao idoso um adicional para enfrentar seus problemas, ajudando a descobrir suas aspirações e a trabalhar suas próprias metas, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.
Comments